Um cometa chamado C/2012 S1 (ISON) será visível a terra no final de outubro ou no início de novembro até o meio de janeiro de 2014. quando o cometa atingir o periélio no dia 28 de novembro ele estará a menos de 1° do Sol, tornando-se sua observação difícil dado o brilho do Sol. a ciência diz o seguinte: os cometas tornam-se visíveis da terra, ao se aproximarem do sol, quando ganham cabeleira e cauda. veja as informações abaixo:
(1) no dia 28 de novembro em relação ao sol, esse cometa vai brilhar mais do que a lua, o planeta vênus e as estrelas, mas em relação a terra, esse cometa não vai brilhar mais do que a lua, mas vai brilhar mais do que a estrela e o planeta vénus. em relação ao sol, a sua magnitude aparente será -16.88. em relação a terra, a sua magnitude será -7.75, mas será difícil sua observação.
(2) no dia 28 de novembro vai estar mais perto do sol do que o planeta mercúrio. esse cometa vai estar numa distância de 22 167 33 km afastado do sol
(3) é luminoso. a sua luz é quase igual a luz do sol porque a magnitude absoluta do sol é 4.83 e a magnitude absoluta do cometa é 7.50. se a luz desse cometa aumentasse dois terços, a sua luz seria mais poderosa do que a luz do sol.
(4) brilha mais do que a sua própria luz
(5) esse cometa leva mais de 100, 200, 300 ou quem sabe até um milhão de anos para ser visível a terra
O Sol vai estar muito perto desse cometa